Portal do Itaim Paulista
Adicione o Portal aos Favoritos Dicas de Jogos Notícias Vídeos Cartões Virtuais Anuncie no Portal Jogos-Online Classificados Desenhos para Colorir Rádios Online Bate Papo Fale Conosco

 
 
  Principal
 
  Cadastro
 
  Fale Conosco
 
  Publicidade
 
  História Itaim Paulista
 
  Notícias
 
  Agenda
 
  Enquetes
 
  Apostilas
 
 
  Escolas Municipais
 
  Escolas Estaduais
 
  Escolas Particulares
 
 
  Cartão Virtual
 
  Jogos Online
 
  Bate Papo
 
  Dicas de Games
 
  Rádios Online
 
  Vídeos
 
  Desenhos para Colorir
 
  Testes Online
 
 
  Calçados 
 
  Eletrônicos 
 
  Imóveis 
 
  Informática 
 
  Móveis 
 
  Papelaria 
 
  Veículos 
 
 
  Distritos Policiais
 
  Defesa da Mulher
 
 
  Hospitais Municipais
 
  Hospitais Estaduais
 
  Hospitais Particulares
 
 
  GARVE Telemensagem
 
  JG Carretos
 
  Claudia's Cabeleireiros
 
  Dia da Noiva Especial
 
   
   
   
 

   
 
 
 
A História do Itaim Paulista

O Rio Tietê sempre exerceu grande influência para a colonização do território Paulistano em São Miguel Paulista, às margens do rio foi erguida pelos índios uma capela na antiga aldeia de Ururaí, onde se deu inicio a história dos bairros desta região: São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaquera, e Guaianazes.

Consta que entre 1610 e 1611, o bandeirante Domingos de Góes virou "Sesmeiro" das terras da região do "Boi Sentado", às margens do Rio Tietê, as quais foram passadas ao controle dos padres Carmelitas em 1621. Como de costume construíram uma capela de denominada Nossa Senhora da Biacica (nome derivado do Tupi "imbeicica" ou "cipó resistente"), é tida como marco da colonização local. Aceitando-se a construção da referida capela como o inicio do progresso de colonização, o Itaim teria 317 anos. Se for considerada a data da provável chegada dos Bandeirantes e padres, teríamos 388 anos (da doação da Sesmaria) ou 378 anos (da passagem das terras para os carmelitas).

Outro fator relevante para o desenvolvimento da colonização no local foi o fato de os religiosos começarem a trabalhar em atividades agrícolas, catequeses de índios formando assim uma fazenda que expandia ao mesmo tempo a ocupação territorial e numero populacional na região. Tal expansão acentuou-se no fim do século XIX. As regiões antes somente de chácaras, começaram a ser loteadas e o bairro cria uma nova feição social.

O Itaim integrou o distrito de São Miguel Paulista até 1980, quando ocorreu a sua emancipação política. Nos últimos anos esta região vem dando passos cada vez maiores no sentido de se modernizar com o incremento dos setores de serviços e do comércio.

A população do bairro chega a cerca de 400 mil habitantes, e, apesar das obras de infra-estrutura viária e de serviços públicos realizados nos últimos anos, o bairro ainda é muito carente.

O que podemos destacar foram os investimentos privados, que surgiram recentemente na região, como o setor de comércio, que proporcionou uma nova fase de prosperidade para o bairro do Itaim Paulista.

Matéria: Casa de Cultura do Itaim Paulista

 
 
 
 
Praça Silva Teles Praça Lions Club / Centro Cultural Praça das Mães Praça da Bíblia CAT
         
Crédito das Fotos: Marilene de Freitas (Subprefeitura do Itaim Paulista)
 
 
 

itaim paulista fotos história documento centro cultural itaim pta cultura informações do bairro portal curuça camargo velho oliveirinha ipê jardim noêmia kemel nazaré robrú silva teles camargo novo zona leste bairro do itaim informações do bairro marechal tito praça silva teles

 





Construtor Web Sites - Desenvolvimento de Sites

Itaim Pta © 2003-2013 / Itaim Paulista / São Paulo / SP
Desenvolvimento: Construtor Web Sites